A família de Flávia comprou uma pizza grande dividida em 12 pedaços, e a de Cláudio comprou uma pizza do mesmo tamanho, mas dividida em 8 pedaços. Ambas as famílias não comeram as pizzas por inteiro, conforme demonstra o desenho a seguir (a cor cinza representa os pedaços que restaram).

Qual a fração que representa a quantidade média de pizza que essas famílias comeram?

a.
 \frac{1}{5}
b.
 \frac{2}{5}
c.
 \frac{5}{6}
d.
 \frac{5}{12}
e.
 \frac{7}{12}

2

Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-23T00:31:12-03:00
A família de Cláudio comeu \dfrac{4}{8}=\dfrac{1}{2} da pizza.

Já a família de Flávia comeu \dfrac{8}{12}=\dfrac{2}{3} da pizza.

Como as pizzas são iguais, a fração que representa a quantidade média de pizza que essas famílias comeram é:

\dfrac{\dfrac{1}{2}+\dfrac{2}{3}}{2}=\dfrac{\dfrac{7}{6}}{2}=\dfrac{7}{12}.

\boxed{\text{Alternativa E}}
2 5 2
2014-08-23T08:19:07-03:00
Letra e=7/12   solução em anexo