Respostas

A melhor resposta!
2014-08-23T11:37:16-03:00
Como são triângulos semelhantes vamos montar a formula da seguinte forma:

 \frac{EF}{HI} =  \frac{EG}{HJ} , agora vamos substituir os valores,

 \frac{12}{30} =  \frac{2x}{4x+40}  , multiplicando em cruz teremos,

2x*30=12*(4x+40)
60x=48x+480
60x-48x=480
12x=480
x= \frac{480}{12}
x=40

Temos que x é igual a 40.

1 5 1
eu fiz assim, mas lá na questão as respostas são: 10 ou 11 ou 12 ou 13
Então desculpe não tenho outra forma de resolver. Denuncie a pergunta e espere até que um moderador a exclua e espere respostas de outras pessoas talvez alguém saiba alguma outra forma de resolver que irá dar outro valor.
  • Usuário do Brainly
2014-08-23T14:29:20-03:00
Como \triangle~EFG\sim\triangle~HIJ, seus lados são proporcionais, isto é:

\dfrac{EF}{HI}=\dfrac{EG}{HJ}

Logo:

\dfrac{12}{30}=\dfrac{2x}{4x+10}~~\Rightarrow~~30(2x)=12(4x+10)

5\cdot2x=2(4x+10)~~\Rightarrow~10x=8x+20

2x=20~~\Rightarrow~~\boxed{x=10}

De fato, pois:

\dfrac{12}{30}=\dfrac{20}{50}