Respostas

2014-08-23T12:26:37-03:00
Colonização e movimento de populações sempre foram características da 
vida helênica. A grande expansão para fora do Egeu deu-se do século VIII a.C. 
ao VI a.C., ressaltando que os antigos gregos sempre se movimentaram em 
torno da área do Mediterrâneo, fundando ou participando de novos povoados 
permanentes – não apenas do século VIII a.C. ao VI a.C. (CARTLEDGE, 2002, 
p. 86). São diversas as causas que deram origem a este movimento colonial. Uma 
das mais importantes foi, segundo as fontes textuais, a falta de terra. Quisse, por vezes, concluir dessa explicação, que a Grécia do primeiro milênio era 
superpovoada. Nem a tradição, nem as descobertas arqueológicas permitem 
crer que as cidades gregas tenham tido no século IX a.C. ou no VIII a.C. uma 
população muito numerosa, dados os recursos do seu território. Mesmo as 
mais povoadas eram nessa época apenas pequenas cidades rodeadas de uma população rural pouco densa. E deve-se notar que várias dentre elas – Mileto ou 
Calcis, por exemplo – são o centro de regiões férteis onde podia subsistir, em 
Época Clássica e até em Época Romana, isto é, na altura em que a expansão colonizadora na Grécia deixara de se realizar havia muitos séculos, uma população 
certamente mais densa do que o era a que as ocupava no começo do primeiro 
milênio. 
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-23T12:51:35-03:00


Colonização Grega

     No período Arcaico, entre os séculos VII e VI a.C., inúmeros gregos deixaram suas cidades, dirigindo-se para diversas áreas do litoral do mar Mediterrâneo e do mar Negro. E lá fundaram colônias.

Causas

     Crise econômica nas cidades - Estado e conflitos entre a nobreza exploradora e a maioria do povo geraram um clima de tensão social, que teve como válvula de escape o movimento de colonização. Entre as causas específicas da colonização destacam-se:

 1- o aumento da população em várias cidades;

2- a produção insuficiente de alimentos;

3- aspiração dos artesãos bem - sucedidos por novos mercados;

4- busca de melhores condições de vida pelos camponeses;

5- fuga dos homens livres endividados, para evitar que fossem feitos escravos.

Consequências

     O movimento de colonização teve como principais consequências:

1- a fundação de importantes cidades, como Bizâncio (depois, chamada Constantinopla), Marselha, Odessa, Siracusa, Nápoles, Nice e Cretona;

2- a difusão da cultura grega pela Europa mediterrânea, norte da África e Ásia Menor;

3- A expansão do comércio marítimo, que movimentou a troca de produtos como armas de metal, cerâmicas, cereais, peles, madeiras e perfumes.

FONTE: LIVRO HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO BRASIL E GERAL, VOLUME ÚNICO AUTOR GILBERTO COTRIM

2 3 2