Respostas

2014-08-23T13:25:46-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
O preço do salgado é R$2,00

Espero ter ajudado :)
A melhor resposta!
2014-08-23T13:29:50-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Não sei se você já está acostumado a trabalhar com incógnitas. Se sim, chame o preço do salgado de s e o preço do refri de r.

Assim, temos duas equações:

 \left \{ {{2s + r=5} \atop {3s + 2r=8}} \right.

Esse sistema pode ser resolvido por adição ou substituição.

Por adição

Multiplique a primeira equação por -2:

2s + r = 5 x(-2)
-4s - 2r = -10

Some a primeira com a segunda e resolva:

-4s -2r+3s+2r=-10+8
-s = -2 x(-1)
s= 2

Portanto, o preço do salgado "s" = 2 reais.

Por substituição

Isole "r" na primeira:

r = 5-2s

Substitua na segunda:

3s + 2(5-2s)=8

Resolva:

3s + 10 -4s=8
-s = 8 -10
-s = -2 x(-1)
s = 2

Veja que também achamos 2 reais para o preço do salgado.
1 5 1