A pipa é um quadrilátero que tem dois lados consecutivos e dois
ângulos opostos com medidas iguais. Oberve a figura: os lados e ângulos
congruentes estão marcados de forma iguais. Para construir uma pipa de
papel de seda são colocadas duas varetas perpendiculares, nas diagonais do
quadrilátero. Quantos centímetros de vareta, no mínimo, foram usados para
construir a pipa representada na figura?

2
que figura?
essa pipa tá vendo?
qual é o assunto

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-23T16:52:26-03:00
Vamos descobrir primeiro a diagonal da vertical, a gente pode dividir ela em 2 triangulos retangulos com o lado esquerdo.

13² = 5² + x²
169 - 25 = x²
x = 12
Diagonal vertical = 12.2 = 24 cm

Agora outro triangulo retangulo com o lado direito.
20² = 12² + y²
y² = 400 - 144
y² = 256
y = 16 cm
Diagonal horizontal = 16 + 5 = 21 cm

Total de vareta usada: 21+24 = 45 cm
5 5 5
2014-08-23T17:39:58-03:00
A resposta está na imagem .

Tenha bons estudos ;
1 5 1