Respostas

A melhor resposta!
2014-08-23T19:06:34-03:00
Primeiro vamos organizar os dados,

m = 100 g
Q (quantidade de calorias) = 1000 cal
Δt1 = 50 °C
Δt2 = 100 °C
c = ?

A fórmula que podemos utilizar,

Q = m * c * (Δt2 - Δt1)

Inserindo os dados mostrados na questão,

1000 = 100 * c * (100 - 50)
1000 = 100 * c * 50
1000 = 5000c
c = 5000/1000
c = 0,2 cal/g * °C

Espero que tenha lhe ajudado.
2 5 2
2014-08-23T19:30:48-03:00
Quantidade de calor = massa . calor especifico sensivel . variação de temperatura

1000 = 100. x . (100 - 50)
1000= 100x . 50
1000 = 500x
500x =1000
x= 1000/500
x= 2

O calor específico sensível é igual a 2 cal/gºC
1 4 1
Corrigindo = 5000x = 1000 x= 0.2 cal/gºC