PESSOAL ME AJUDEM E URGENTE E PRA SEGUNDA FEIRA E ESSE TRABALHO VALE 5 PONTOS E PRECISO MUITO DE NOTA EM MATEMÁTICA ME EXPLIQUEM PASSO A PASSO.
1- QUANTOS ANAGRAMAS TEM A PALAVRA MITO?
2- QUANTOS SÃO OS ANAGRAMAS DAS PALAVRAS :
A - CAFÉ
B- BRASIL

3- QUANTOS ANAGRAMAS DA PALAVRA PROBLEMA:
A- COMEÇAM POR R??
B- COMEÇAM POR VOGAL??
C- COMEÇAM POR P E TERMINAM POR M??
D--TERMINAM POR CONSOANTE??

2

Respostas

2014-08-23T19:36:24-03:00
1) 4x3x2x1=24
2) a) 4x3x2x1=24
b) 6x5x4x3x2x1=720
3) a) 7x6x5x4x3x2x1=5040
b) 3x7x6x5x4x3x2x1=15120
c) 6x5x4x3x2x1=720
d) 7x6x5x4x3x2x1x5=25200
bah muito obrigado pela força ai tava precisando mesmo mais queria saber como se faz ?? obrigado mesmo assim.
é assim que se faz
não tem outro jeito
A melhor resposta!
2014-08-24T03:03:49-03:00
Para calcular isso usa se analise combinatória...permutaçao simples..a formula é Pn! (em que n é um numero pertencente ao real fatorial)

fatorial: multiplica se o numero por um numero abaixo ate chegar no 1(ex.3!=3.2.1)

MITO- 4 letras
P 4!= 4.3.2.1= 24

CAFE
P4!= 4.3.2.1=24

BRASIL=6 letras
P6!=6.5.4.3.2.1=720

PROBLEMA -8 letras

começa com R: como a palavra começa com R entao sobra 7 letras
P7!=7.6.5.4.3.2.1=5040

termina com vogal: na palavra problema há 3 vogais..entao ha 3 opçoes diferentes para terminar com vogal, mas como só 'cabe' uma de cada vez entao conta 7 ao inves de 8..e no final multiplica por 3 que é a possibilidade de terminar com vogal

P7!= 7.6.5.4.3.2.1=5040.3=15.120

começa com P e termina com M
sobra 6 letras para colocar no meio da palavra...P_ _ _ _ _ _ M

P6!=6.5.4.3.2.1=720

termina com consoante: ha 5 consoantes..mas nao 'cabe' todas de uma só vez, então faz a permutaçao de 7 ao inves de 8 pois 1 vai ser a consoante do final...e no final multiplica por 5 que é o total de consoantes

P7!=7.6.5.4.3.2.1=5040.5=25200

espero ter ajudado :)
1 5 1
bah voce sim me ajudou valeu mesmo agora sim entendi :)
ah tenho uma duvida pq na numero 3 letra a é 5040 vezes 3?? nao entendi