Respostas

A melhor resposta!
2014-08-23T22:33:57-03:00
A doença que dizimou grande parte da população Europeia(cerca de um terço dessa população) durante a Idade Média foi a Peste Bubônica, mais popularmente conhecida como Peste Negra. Ela surgiu pela proliferação da bactéria Pasteurella Pestis, que se hospedavam nas pulgas em ratos. Os ratos também morriam da doença e com a morte desses ratos(roedores que vivem em lugares com situações precárias de higiene como esgotos e lixeiros, e a população desses roedores aumentava rapidamente com a vinda de navios de comércio que vinham do oriente cheios deles), essas pulgas saiam em busca de um novo organismo pra fazer ninho, alimentar-se(de sangue) e procriar-se. A pulga transmite a Peste Negra através de picadas. Quando uma pessoa era picada pela pulga e ela contraia a doença, ela começava a apresentar vários sintomas como bolhas de pus e sangue nas axilas, pescoço, e virilhas, seguidos de febre alta e vômitos e em questão de poucos dias morriam. Nessa época não havia cura pra a Peste Negra, já pela medicina não ser bem desenvolvida na época, e quando algumas tentavam formular remédios pra conseguirem curar os doentes, esses curandeiros eram acusados de bruxaria e sentenciados à morte(porque a Igreja Católica era contra o desenvolvimento científico e farmacêutico nessa época). 
Pra você ter uma ideia de quantas pessoas morreram por causa essa doença, nos cemitérios chegavam a faltar túmulos e caixões pra darem conta da quantidade de vítimas! E o preconceito e receio pela doença eram tão grande, que a própria família das vítimas abandonavam eles. Só no século XIV que começaram a tomar medidas preventivas pra diminuir a epidemia.
2 5 2
2014-08-24T00:29:13-03:00
Bem em poucas palavras:
Foi a Peste Negra.
Ela surgiu nos ratos e pulgas que ao entrar em contato com os cidadãos acabou por contaminá-los com a doença.
Os sintomas primários eram a febre muito forte e o aparecimento de bulbos de coloração negra.
Curiosidade:
A Peste Negra era considerada um castigo divino portanto quando alguém em uma casa contraia a doença era abandonado por seus familiares e entes queridos;isso quando os vizinhos ao perceberem os sintomas da doença em alguém nesta casa não pregavam as portas e janelas na casa para nenhum ''contaminado'' sair de lá.
Espero que eu tenha ajudado.
Boa Sorte!!!!! 


1 5 1