Respostas

2014-08-24T19:04:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezada,

Toda a humanidade já passou pela vida dos caçadores-coletores, ligada ao paleolítico, que foi o primeiro período da pré-história da humanidade, sendo marcado pelo nomadismo, ou seja, de tempos em tempos, quando necessário, os grupos humanos mudavam de local.

Essa situação foi anterior à descoberta agricultura e à pecuária de espécies altamente produtivas,  de modo que os grupos humanos eram bastante semelhantes ao caçadores-coletores que havia até algumas centenas de anos em algumas partes do mundo (como a Oceania, a América, e África).

Assim, as pessoas viviam em grupos de dezenas até algumas poucas centenas de indivíduos, dependendo da caça e pesca (geralmente, efetuada pelos homens) e da coleta de produtos vegetais, como frutas e raízes (atividade normalmente, realizada pelas mulheres). Obviamente, com o tempo, o número de animais de uma região diminuía em virtude dos bichos abatidos e dos que fugiam, bem como o número de produtos coletados já não era mais o mesmo, tornando o local menos produtivo para sustentar a vida desses grupos. Quando isso acontecia, eles mudavam para outras áreas, de modo a, assim, obter mais sucesso com a caça e a coleta. Por isso eles eram nômades. Às vezes, quando já não era possível alimentar todos no mesmo local, o grupo era dividido. Assim, o número de pessoas nos grupos eram pequenos quando comparados aos dos agricultores e pastores.

Eles usavam roupas feitas de peles de animais, as ferramentas eram mais rudimentares, todos caçavam, bem como não havia propriedade privada.

A descoberta mais importante do paleolítico  foi domínio sobre o fogo, envolvendo o controle do mesmo, tal como o modo de produzi-lo, mantê-lo, calcular a quantidade de calor e o material combustível necessários, além das formas para apagá-lo. Assim, as pessoas podiam se manter aquecidas durante as noites e dias frios; caçar com o fogo, espantando os animais em um rumo desejado; afastar os predadores,  melhorar a qualidade de flechas e lanças, aumentando o sucesso na caça.

Para complementar essa explicação, sugiro que veja os vídeos " Doc: Do Macaco ao Homem (Completo e Dublado) ", " A História do Mundo em Duas Horas  ",  "  TED - Suzana Herculano-Houzel - Uma Ideia Surpreendente Sobre o Cérebro Humano ",  " Armas germes e Aço - Saindo do Jardim do Éden  ",  e " BBC História da Ciência - Episódio 03 - Como Chegamos Até Aqui?  ", facilmente encontrados no you..tube.

Bons estudos!
3 5 3