Respostas

2014-08-24T10:39:32-03:00
Resposta:A unidade costumeiramente utilizada para medir a energia dos alimentos é baseada no calor que ela libera em sua "queima" pelo nosso corpo, daí o nome "caloria" (cal). Tecnicamente falando, os alimentos são combustível para a queima em nosso corpo e a liberação de calor por queima de combustíveis costuma ser medida em Joules.

Pela digestão nosso corpo transforma o alimento em glucose e este, sim, é o verdadeiro combustível para o nosso corpo, pois passa pelo processo de combustão, fornecendo, dessa forma, a energia. O calor liberado durante este processo é igual a 16 mil joules (ou 16 kilojoules) por grama de glucose queimada. Este calor é suficiente para aquecer 1 litro (portanto mil mililitros) de água em 4ºC, ou seja, 4 quilocalorias (kcal).

Por isso o mais adequado seria medi-la em "Joules", que é a medição da energia propriamente, enquanto "caloria" é a medição de seu efeito.

Ou seja, se Joule, metaforicamente falando, medisse a quantidade de combustível num carro, as calorias mediriam a quantidade de quilômetros que esse carro poderia rodar com determinada quantidade. Assim como isso varia de carro para carro, varia também de corpo para corpo. Por isso Joule são mais corretos para medir a quantidade de energia contida nos alimentos (ainda que, na prática no Brasil, seja pouco usado.
1 4 1