Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-24T14:51:19-03:00
Observemos que:

(a) a cada dez números imprime-se uma vez o 1 nas unidades;

b) a cada cem números imprime-se dez vezes o 1 nas dezenas;

(c) a cada mil números imprime-se cem vezes o 1 nas centenas.

Assim, de 1 até 999, imprime-se o algarismo 1 um total de 300 vezes, das quais 100 vezes nas unidades, 100 vezes nas dezenas e 100 vezes nas centenas.

De 1 000 até 1 999, imprime-se o algarismo 1 outras 300 vezes dentre unidades, dezenas e centenas, mais 1~000 vezes na posição do milhar.
 
Portanto, entre 1 e 1~999, o número de vezes que se imprime o 1 é 300+300+1~000=1~600.

Agora, entre 2~000 e 2~999, imprime-se o 1 mais 300 vezes, completando 1~600+300=1~900.

De 3~000 a 3~099, temos 20 algarismos 1, de 3~100 a 3~119, temos 32 algarismos 1 e, de 3~120 a 3~149, temos 32 algarismos 1.

Portanto, até 3~149, o número de vezes que se imprime o 1 é 1~900+20+32+32=1~984.

Como faltam 4 algarismos 1, o número de páginas do dicionário é 3~152.
1 5 1
2014-08-24T19:21:05-03:00
De 1 até 999, imprime-se o algarismo 1 um total de 300 vezes, das quais 100 vezes nas unidades, 100 vezes nas dezenas e 100 vezes nas centenas.
de 1000 até 1999 imprime-se o algarismo 1 300 vezes,mais 1000 vezes na posição do milhar
Portanto, entre 1 e 1999, o número de vezes que se imprime o 1 é 300 + 300 + 1000 + 300 = 1900
Então de 3000 a 3099 temos 20 algarismos 1, de 3100 a 3119, temos 32 algarismos 1 e de 3120 a 3149 temos 32 algarismos 1.
Logo até 3149 o número de vezes que se imprime é o 1 é 1900 + 20 + 32 + 32 = 1984
Então tem 3152 paginas