Uma pergunta minha mesmo ;D

"Eu fui ao laboratório sexta feira passada, em um tubo de ensaio, adicionei 3 gotas de uma solução de NH_4Cl a 0,2 M e 8 gotas de uma solução de NaOH 4M e agitei o tubo de ensaio. Deixei o tubo de ensaio repousando durante 1 minuto, em seguida cuidadosamente com um bastão de vidro umedecido em ácido clorídrico concentrado eu aproximei-o perto da solução antes preparada, sem tocar na solução, só deixando uma gota de HCl pingar na solução. Imediatamente liberou uma fumaça (Foto em Anexo).

Quero saber:

a) Quais foram as reações que aconteceram??"


Só pra dar uma variada nas perguntas do site ;D

Essa questão foi de minha criação hehe... porque realmente eu fui no laboratório sexta e fiz essa experiência ;D

2

Respostas

2013-08-15T02:42:55-03:00
NH_4Cl + NaOH -> NH_3 + NaCl + H_20

será que é isso? kkk teu HCL me confundiu ;S
A melhor resposta!
2013-08-15T16:22:48-03:00

Temos a neutralização entre o ácido(HCL) e a base( Naoh) que libera água(H20) e sal(nacl).

Porém,sabemos que toda reação de neutralização é exotérmica,isto é,libera calor.E também sabemos que se o cloreto de amônio(NH4CL)  aquecido  geralmente se decompõe em NH3 & HCL.

Logo,temos:

NaOH+ HCl >> H20 + NaCl
&
NH4Cl >> NH3 & HCL.

Loucura? Talvez!
1 5 1