Respostas

2014-08-24T17:54:39-03:00
A hanseníase,é uma das doenças mais antigas na história da medicina. 
Ela ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não é hereditária.
Esse ano ouve dois casos de pessoas da minha família que já estão curadas.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-08-24T17:57:46-03:00
Hanseníase é uma doença crônica, transmissível causada por um micróbio denominado de Mycobacterium leprae. A doença afeta principalmente a pele, podendo também atingir os nervos da face, dos braços e mãos, das pernas e pés (nervos periféricos). Outras partes do corpo, nas formas mais avançadas da doença também podem ser afetadas como olhos, nariz e algumas vísceras. A hanseníase aflige a humanidade desde a antiguidade. 
O Brasil é o segundo maior país endêmico em número de casos depois da índia. 
A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida diretamente de uma pessoa não tratada para outra, por meio das vias respiratórias. Mas apenas uma pequena parcela da população manifesta a doença. 
Como reconhecer? 
Os principais sinais e sintomas da Hanseníase são os seguintes: manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés, partes do corpo com formigamento ou dormência, caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés. 
Caso de suspeita 
A pessoa com sinais e sintomas suspeitos de Hanseníase deve procurar um Serviço de Saúde ou o seu médico para esclarecimento do diagnóstico. 0 tratamento da Hanseníase é feito gratuitamente nos ambulatórios, sem necessidade de internação. 0 paciente em tratamento pode conviver com a família, no trabalho e na sociedade sem qualquer restrição. 
Tem cura? 
A Hanseníase tem cura após o tratamento que pode durar de seis meses a dois anos, caso não seja interrompido. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, mais rápida será a cura. 
Mesmo que haja melhora dos sinais ou sintomas da doença, recomenda-se a volta ao posto de saúde para avaliação e, se necessário, continuar o tratamento ou, em caso de cura, receber alta. 
Ajude a eliminar 
Se houver sinais de suspeitas de Hanseníase, procure um dos postos de saúde da sua cidade para certificar-se do diagnóstico e começar o tratamento. 
2 5 2