Comentamos em nossa aula sobre a importância de entender a política como uma condição humana e compreendermos como se sustenta o poder através da manipulação das forças que advém da sociedade. As Forças econômica, cultural e militar foram trabalhadas como determinantes na sustentação do governante. Sobre a lógica da força que sustenta o poder é correto afirmar:
I- A compreensão do poder demonstra que o governante acaba por se associar aos elementos dominantes. Ou seja, o governante sempre obedece a quem detém o poder econômico. Logo, há um desprezo pelas forças culturais e militares.
II-A construção do poder exige exclusivamente a força. Não há outro elemento que sustente o poder do que a repressão militar.
III-
A determinação da força está associada a uma grande quantidade de elementos sociais, muitos ligados ao poder econômico, mas também cultural. Associada ao poder militar, essa condição determina o acesso ao poder pelo governante.
IV-
A condição cultural passa a ser determinante sobre a condição de manutenção do poder. Somente ela pode garantir a sustentação do governo e sua justificativa social.

1

Respostas

2014-08-25T12:52:08-03:00
Respondi a numero III. acho que é a mais correta. ????????
III tb acho
concordo
concordo com a III
Acho também que é a 3.
lll