Respostas

2014-08-25T13:20:05-03:00
Liberdade é respeitar as próprias escolhas e limites dos outros. Embora o conceito tenha se transformado através dos anos, liberdade continua implicando em responsabilidade . 
O conceito de liberdade sempre esteve ligado á ideia do livre-arbítrio, ou seja, o poder de decidir  sobre o próprio destino. Contudo, por mais que a raiz desta concepção permaneça a mesma desde a Grécia antiga, houve uma grande mudança de lá para cá. Hoje a liberdade é entendida na esfera individual e não coletiva, ou seja : lança-se o olhar para o individuo e não mais para o homem inserido na sociedade. Com isso, ao invés de liberdade, no singular, passamos a ter liberdade no plural, pois cada individuo teria teria direito a expressa-la.    
Considerando que toda ação chama uma reação, fazer oque quer sem pensar nas consequências  não torna ninguém mais livre nem garante a conquista da felicidade. Exemplo claro disso é o desabafo, você pode até falar oque quer para o outro, exercitando sua liberdade de expressão. Porém, desta maneira, estará  se tornando um prisioneiro da sua emoção descontrolada .