Respostas

2014-08-25T12:52:52-03:00
A melhor resposta!
2014-08-25T12:55:56-03:00
Olá geovannasouzaa,

Você pode utilizar a forma geral de representação de uma P.A para responder essa questão:
a_{n} = a_{1}+(n-1)r

Já sabemos que:
a1 = primeiro termo = 42
a10 = décimo termo = -12
r = ?

Então, podemos substituir os valores e isolar a variável r:
a_{n} = a_{1}+(a_{n}-1)r \\ -12 = 42+(10-1)r \\ -12-42 = 9r \\ -54 = 9r \\ r = - \frac{54}{9}  \\ r = -6

Logo, a razão dessa P.A é -6.

Bons estudos!

1 5 1