Horn (1974) define sucessão ecológica como um fenômeno que envolve gradativas variações na composição específica e na estrutura da comunidade, iniciando-se o processo em áreas que, mediante ações perturbatórias ou não, se apresentam disponíveis à colonização de plantas e animais, prosseguindo até determinado período onde tais mudanças se tornam bastante lentas, sendo a comunidade resultante designada como clímax. Leia atentamente as afirmações abaixo e assinale a alternativa a respeito da sucessão vegetal (florestal).I. Quando falamos em sucessão, estamos nos referindo a um processo que ocorre em etapas. Estas etapas se desenrolam desde a área totalmente desocupada, onde começam a se estabelecer às primeiras espécies vegetais, até a nova formação de uma floresta madura.II. Nas etapas iniciais da sucessão, o resultado líquido da fotossíntese é maior que o do processo da respiração, resultando em acúmulo de biomassa, o que significa crescimento na floresta. A organização florística e estrutural resulta da competição e de outros processos bióticos e abióticos.III. Uma estratégia para acelerar o processo de sucessão em área desmatada consiste, na etapa inicial, fazer o plantio de enriquecimento com espécies tardias ou clímax, evitando dessa forma, a longa sequência de comunidades pioneiras e intermediárias.IV. As clareiras resultantes da queda natural de árvores exercem papel fundamental na renovação das florestas e na manutenção da sua diversidade.V. O conceito de sucessão está ligado à tendência da natureza em estabelecer novo desenvolvimento em uma determinada área, correspondente com o clima e as condições de solo locais.

1

Respostas

2013-08-15T19:17:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Analisemos as alternativas, Valéria;

.I) Quando falamos em sucessão, estamos nos referindo a um processo que ocorre em etapas. Estas etapas se desenrolam desde a área totalmente desocupada, onde começam a se estabelecer ás primeiras espécies vegetais, até a nova formação de uma floresta madura. [Alternativa correta, pois corresponde ao conceito de sucessão]

II) Nas etapas iniciais da sucessão, o resultado líquido da fotossíntese é maior que o processo da respiração, resultando em acúmulo de biomassa, o que significa crescimento na floresta  A organização florística e estrutural resulta da competição e de outros processos bióticos e abióticos.  
 [Alternativa correta, pois corresponde aos fatos que ocorrem durante o processo de sucessão, haja vista que há mais acesso à luz e que não há um adensamento das plantas comparável ao das fases finais].

III) Uma estratégia para acelerar o processo de sucessão em área desmatada consiste na etapa inicial, fazer o plantio de enriquecimento com especies tardias ou clímax  evitando dessa forma, a longa sequência de comunidades pioneiras e intermediarias. 
 [Alternativa errada, pois há grandes dificuldades de implantar espécies tardias (de crescimento demorado) logo no início, haja vista que é preciso proteger a área da erosão com espécies de crescimento rápido, que gerem mais biomassa em curto prazo].

IV) as clareiras resultantes da queda natural de arvore exercem papel fundamental na renovação das florestas e na manutenção da sua diversidade. 
 [Alternativa correta, pois essas áreas permitem que o ambiente na floresta não seja tão uniforme, permitindo que várias espécies tenham chances de sobreviver].

V) O conceito de sucessão está ligado á tendência da natureza em estabelecer novo desenvolvimento em uma determinada área, correspondente com o clima e as condições de solo locais. 
[Alternativa correta, pois a afirmação corresponde ao conceito de sucessão ecológica].
1 5 1