Respostas

A melhor resposta!
2014-08-26T09:40:53-03:00
A Rabeca (também chamada de
sanfona em Portugal) é um
instrumento de origem árabe tendo-
se notícias de sua utilização desde a
Idade Média. Instrumento de arco,
que soa por fricção, espécie
precursora do violino, de feitura
popular. De timbre mais baixo que o
do violino. Seu som fanhoso é
sentido como tristonho. Suas quatro
cordas de tripa são afinadas, por
quintas, em mi-lá-ré-sol. O tocador
recosta a rabeca no braço e no
peito, friccionando suas cordas com
arco de crina, untado no breu.
No Brasil, encontramos a rabeca de
norte a sul, confeccionada por
artistas populares em comunidades
rurais. A construção e a maneira de
tocar mudam conforme a região de
origem, assim como o material
utilizado na sua confecção. A rabeca
tanto pode ser de madeira, de
cabaça ou de bambu e o número de
cordas também varia podendo ter
três, quatro ou cinco cordas.
Esse instrumento é utilizado no
Brasil em manifestações populares e
religiosas desde os remotos tempos
da colonização. Assim como no
sudeste, é usada em folgança ou
fandango, na folia do divino,
Moçambique, congadas, dança de
são gonçalo e folia de reis. Nos
estados do Nordeste foi
popularizada por bandas locais,
onde também é fabricada por gente
simples do interior de Alagoas como
Nelson da Rabeca.
Na região norte é usada nas
festividades de São Benedito na
cidade de Bragança onde se destaca
como o principal instrumento da
festa, é tocada desde 1978 pelo
mestre Zito no período de 18 a 31
de dezembro. Músicas como
retumbam, chorado, xote, mazurca e
contra-dança fazem parte do
repertório da festa, mais conhecida
pelo nome de Marujada.
Ultimamente tem sido difundida por
músicos populares que a trouxeram
para os grandes centros urbanos.
3 4 3
2014-08-26T10:10:36-03:00
Um nome muito bunito que deve ter surgido do grego