Bom galera tenho uma apresentação pra fazer e minha parte fala sobre o virus - ,. preciso urgentemente de uma ajudinha.. o que dizer eu sou o primeiro a falar sobre o tema , tenho que falar sobre VIRUS , ja li varias coisas já pesquisei .. mais queria sber uma forma de dizer simples e bem explicativa ..
Nao preciso falar de um virus especifico pq outro integrante do grupo vai falar sobre H1N1 e sobre O HIV , ENTÃO OQUE EU PRECISO MESMO É SOBRE VIRUS OQUE É , COMO ELE SE INSTALA E TUDO MAIS ... Agradeço des de já

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-26T14:32:46-03:00
Faz uma introdução básica, falando das caracteristicas principais dele: Acelulares e por isso parasitas intracelulares obrigatórios que utilizam as estruturas da célula para replicação (processo de reprodução do vírus) que pode ser divido em 2 ciclos:
Lisogenico - O vírus se instala na celula e se multiplica rapidamente até ocorrer a lise da célula, assim indo infectar outras células.
Lítico - O vírus entra no material genetico no DNA da celula e passa a se replicar a través da mitose da própria célula.
Pode falar também que existem 3 tipos de vírus os de DNA, os de RNA e o retrovírus que é o caso do HIV.
1 5 1
2014-08-26T14:58:18-03:00
Se eu fosse você, eu exploraria a emocionante (pelo menos para os biólogos) discussão sobre a classificação do vírus como sendo vida ou não.

De um lado o fato do vírus não possuir metabolismo próprio (e utilizar do metabolismo de outro ser), além de não possuir célula, e não necessitar de nutrientes convencionais a todos os outros seres vivos

E de outro lado o fato do vírus partilhar de um código genético igual ao de todos os outros seres, e sofrer influência igualmente das leis e postulados da teoria sintética da evolução (o que não faz com que seja obrigatoriamente vivo, exitem proteínas chamadas "príons" que obedecem as leis evolutivas sendo definitivamente "não vivo", mas mesmo assim acaba sendo um tanto sugestivo)

E terminaria com uma discussão um tanto filosófica do que é vida, e se é que existe alguma linha demarcando exatamente o que é vida ou não, ou será que é apenas um conceito com diferentes definições me levando hora a aceitar que certos seres são vivos, e hora aceitar que não

Obs 1: cuidado com as expressões "não vivo" que é diferente de "morto", a mesa de madeira é "morta" porque um dia foi uma árvore que morreu (ou pelo menos suas células morreram), diferente de "não vivo" como por exemplo uma pedra que nunca viveu.(aliais essa observação é um bom gancho pra usar como introdução na apresentação)

Obs 2: se você não achar legal essa ideia, uma outra boa é falar de biotecnologia usando vírus, biotecnologia nunca sai de moda, tem muita coisa legal e os professores adoram, mas aew é com você, na internet é fácil achar coisas interessantes sobre o assunto