Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-09-30T15:08:03-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A revolução de 1930 foi um movimento liderado pelas elites políticas dos estados Rio grande do sul, Minas Gerais e Paraíba motivados pela insatisfação do resultados das eleições da época, e que culminou com um golpe de estado destituindo o então presidente do Brasil Washington Luís, e impedindo que o seu sucessor, Júlio Prestes, chegasse ao poder.
No contexto histórico da época podemos notar os acontecimentos que ajudaram essa revolta, tais como a quebra da bolsa de Nova York em 1929, que acabou gerando o fim da politica do café com leite e consequentemente gerando conflitos políticos entre Minas gerais e São paulo.
Nas eleições presidenciais de 1930, Minas Gerais teria a vez de indicar o seu candidato à presidência. Porém, os paulistas indicaram o nome de Júlio prestes na corrida eleitoral. O candidato paulista acabou vencendo a eleição, mas tendo indícios de fraudes durante o pleito, fato que gerou insatisfação das elites de Rio Grande do sul, Minas gerais e Paraiba que se juntaram e deram início ao golpe de estado, que acabou impossibilitando a posse de Júlio Prestes a presidência. Essa revolta deu fim ao domínio das oligarquias e república velha
1 5 1