Respostas

2013-08-16T10:54:30-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Flávia, 

O que leva os nordestinos a migrarem envolve: 

a) O desenvolvimento entre as regiões foi tratado de modo desigual, com gigantescas diferenças, de modo que muitos estados apresentam graves problemas econômicos devido à falta de investimento do governo federal. A cidade de São Paulo, por exemplo, concentra 12% de toda a riqueza do Brasil. Além disso, apenas oito estados concentravam 78,1% de todas as riquezas brasileiras em 2009, que são o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, o Rio Grande do Sul, Paraná, a Bahia, o Distrito Federal e Santa Catarina. Com essa concentração da economia e das oportunidades nessas regiões, é lógico que esses locais sejam grandes polos de atração de nordestinos; 

b) Além da falta de oportunidades devido à concentração da riqueza em apenas alguns locais do Brasil, os nordestinos imigram também em razão da seca, que devido à falta investimento federal, faz com que muitos passem fome e sede, de modo que, para não morrerem, vão para São Paulo e essas outras regiões em busca de trabalhos. Como faltam investimentos na educação e na qualidade da mesma, a maior parte dos migrantes não apresentam qualificação, obtendo vagas ligadas à construção civil, trabalhos braçais, e em serviços como garçom, camareira, entre outros. 

Vale ressaltar, cara Flávia, que essa migração, conforme relata a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, é, principalmente, de pessoas que gostariam de viver em suas terras de origem, mas a seca e a falta de oportunidades, bem como o desejo de continuarem vivas, acabam por forçá-las a emigrar aos estados que concentram a renda, o poder, e a economia e que terminam se beneficiando ainda mais com o trabalho e a dedicação dos migrantes nordestinos.

2 3 2