Respostas

2013-08-16T11:09:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Paty,

Isso se deve a um conjunto de causas:

a) Algumas regiões são maiores que outras possibilitando um maior povoamento e, dentre outros, os índios;

b) Foram regiões nas quais o contado e a invasão de europeus e seus descendentes foi mais tardia devido à distância do litoral e a falta de artigos de interesse econômico, como o centro-oeste e a Amazônia, de modo que os nativos não foram submetidos a um processo de extermínio, violências, e assimilação, tal como ocorreu na região nordeste. Em meu estado (RN) , a população indígenas foi alvo de extermínio há séculos, de modo que seus descendentes, miscigenados ou não com brancos e negros, já não se veem como índios devido a perda de sua cultura e assimilação da cultura ocidental (dentre meus ancestrais, por exemplo, havia indígenas, embora eu tenha a pele branca).

Em uma viagem Pernambuco, por exemplo, conversei com um índio Fulni-ô  que vivia em Recife e era formado em contabilidade. Ao lado dele, um homem bem branco, de olhos verdes claros que o índio chamava de Fulni-ô. Depois, ele me disse que aquele homem era irmão dele, sendo branco em razão de que a tribo Fulni-ô havia recebido, durante séculos, náufragos, franceses e de outros povos, cujos navios haviam sido destruídos por combates ou simplesmente afundado. Acabavam vivendo na tribo e seus descendentes hoje podem ser brancos de olhos claros, ou terem cabelos bem pretos e olhos escuros, mas todos são índios, criados na cultura indígena, lá em Águas Belas-PE.

Além disso, a região norte, com suas florestas inóspitas para a construção de cidades e povoamento, permite um ambiente que dificulta o contato com a civilização, permitindo a sobrevivência das tribos, e, desse modo, e pelo enorme tamanho desses estados, eles possuem mais tribos indígenas que outros.
2 3 2