A violência em relação aos indígenas está associada à ocupação das terras do interior do Brasil. Mesmo no início da colonização ocorreu o extermínio. Quando a agricultura brasileira, principalmente a extensiva se expandiu, a violência contra os nativos se multiplicou. Ao longo da história brasileira o tratamento dado aos indígenas sofreu mudanças. Sobre esta questão, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

1. Na maior parte do período de colonização do Brasil, os indígenas tiveram a presença do Jesuíta como agente catequizador. A procura de converter os nativos levou a implantação de aldeamentos onde os nativos rompiam com sua cultura.2. Durante a Primeira República (1889-1930) foi instituído o SPI (Serviço de Proteção ao Índio) o interesse era demarcar terras e evitar o extermínio das comunidades nativas, o que não ocorreu na maioria dos casos de expansão das áreas agrícolas.3. A Fundação Nacional do Índio foi criada na década de 1960, para substituir o SPI. Ela buscou ampliar a ação do estado junto às comunidades nativas.4. Ainda hoje não há na Constituição nenhuma norma ou artigo que trate da questão indígena e proteja as comunidades em suas áreas originais.

1

Respostas

2014-08-28T14:12:43-03:00
Acredito ser 1, 2 e 3! Mas não tenho certeza!

5 4 5
no wkipedia diz que Os direitos constitucionais dos índios estão expressos na Constituição Brasileira (título VIII, "Da Ordem Social", capítulo VIII, "Dos Índios"), e em outros dispositivos dispersos ao longo de seu texto e de um artigo do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.1
então acredito que a 4 esteja errada mesmo.
a 3 está correta: O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) foi criado em 1910 e operou em diferentes formatos até 1967, quando foi substituído pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que vigora até os dias de hoje.http://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/orgao-indigenista-oficial/o-servico-de-protecao-aos-indios-(spi)
Nesse mesmo site tira as dúvidas da questão 2. E a questão 1 não há dúvidas. Então estão corretas a 1,2 e 3.