Respostas

2014-08-26T23:35:08-03:00
Na realidade, esse plano de estabilização da economia, foi desenvolvida não aqui no Brasil, nem foi em 1993, pois foi elaborada por John Maynard Keynes, economista inglês, que estudou os princípios da Hyperinflação econômica na europa, no início do século XX, após a primeira guerra, essa proposição foi estudada e debatida academicamente na Faculdade de Economia da PUC/RJ pelos economistas do PSDB; a URV foi elaborada por André Lara Rezende e Pésio Arida e era conhecida no âmbito acadêmico como LARIDA, no início da década de 1990.
A Unidade Real de Valor (URV) era a dolarização disfarçada, para a conversão dos preços de bens e serviços a esse indexador (dólar). Porém esse foi um artifício que provocou mais prejuízos à economia brasileira, pois foi implantada sem completar outro pilar da proposição de Keynes, para simplesmente funcionar como cabo eleitoral de Fernando Henrique Cardoso, candidato à presidência da república. Esse desastre culminou na necessidade de ajustes à política econômica de forma emergencial, provocando a desaceleração da economia, e a indexação de contratos de créditos ao Dólar americano, inclusive os títulos da dívida pública.
Essa indexação (URV) era necessária para a transição da economia, no padrão das moedas Cruzeiro Real para o Real, mas deveria ser precedida do controle da inflação, pois os preços eram reajustados de forma assíncrona, ou seja um determinado segmento reajustava seus preços e na sequência outro segmento interligado ou não, procedia o reajuste de seus preços gerando uma bola de neve, que só fazia crescer mais e mais, descontroladamente (hyperinflação). Esse controle da inflação deveria sincronizar os reajustes de todos os setores, pela taxa de câmbio. 
A estabilização se daria pelo controle do câmbio, e a proposição mais recomendada era o congelamento da taxa de câmbio em um patamar de equilíbrio com estímulo à exportação e proteção ao mercado interno contra a invasão de produtos importados.
Posteriormente mudaria a moeda para Real (R$), finalizando a implantação do Plano Real.