Respostas

2014-08-28T16:28:08-03:00
Os já usufruem os direitos humanos talvez não conheçam as dificuldades para que eles fossem conquistados e construídos em séculos de luta contra a opressão e a discriminação. Quando alguém expressa num blog ou no jornal uma opinião contrária ao governo; quando uma pessoa pobre ingressa no judiciário exige da prefeitura de sua cidade os remédios necessários para tratar sua doença; quando um indivíduo escolhe a profissão, a cidade para morar, a religião que professa, a escola que frequenta, estão todos eles usufruindo de direitos humanos.
Nas conquistas destes direitos também podemos emitir nossa opinião politica para apoiar ou divergir. Tivemos acesso ao sufrágio universal, à emancipação feminina, à garantia dos direitos da minorias (negros, indígenas, homossexual, portadores de deficiências). A criminalização da tortura e da violência contra mulher também foi possível alcançar sem reforço. São todos exemplos do longo percurso de construção da justiça social.
No entanto, ainda há muito, a ser feito. E o principal empecilho é quase sempre a arrogância e a incapacidade de superar preconceitos.