Os leques tradicionais japoneses (ファン, lê-se Fuan) são algo que logo vem à nossa cabeça quando pensamos nos objetos que fazem parte da cultura japonesa, assim como o katana. Na verdade, os tradicionais leques têm permeado a cultura japonesa ao longo de sua história. Por exemplo, uma gueixa jamais ficará completamente vestida se não estiver segurando esse acessório ornamental.
No Japão, ele tem uma série de utilidades, que vai além do óbvio, que é proporcionar uma brisa fresca ao usuário.
O leque dobrável (OGI ou SENSU) nasceu no Japão e existem muitas variedades deste estilo, mas basicamente sua estrutura é dobrável, feito com ripas estreitas de bambu, marfim ou cipreste e depois coberto com papel washi ou seda.
Ambos os tipos foram muitas vezes decorados com caligrafia de poemas e sutras budistas. Esse estilo tem sutis diferenças para homens e mulheres, em relação à cor, design e tamanho: 18 a 20 cm para as mulheres e 23 a 24 cm para os homens.
Disponível em: <http://www.japaoemfoco.com/leques-tradicionais-japoneses/>. Acesso em: 11 fev. 2013. (Adaptado).
O perímetro de um leque cuja ripa de bambu mede 20 cm de comprimento e quando aberto forma um ângulo de 120° conforme a figura abaixo, é igual a
40 cm

20 cm






2

Respostas

2014-08-27T10:57:22-03:00
 a resposta correta é 40 cm
COMO CHEGOU A ESSE VALOR? tem mais 2 OPÇÕES.
porque eu postei essa mesma pergunta e um cara me deu a resposta e a explicação, e o ED desse semestre está dificil ¬¬...
http://upload.wikimedia.org/math/e/0/2/e021bd043533d00f05ee66e120357dd8.png ...... onde teta é o angulo de abertura....
Entendi... é por q tem mais 3 opções:20 (x\3 +1)cm , -40x\3 cm , 40(x\3+1)cm essa \ é fração e não divisão. Obrigada.
nossa.. é o perimetro HAHHAHAHA EU MANDEI A FORMULA DA ÁREA DA SECÇÃO CIRCULAR! IGNORE... tira aquele R² e coloca R :x
A melhor resposta!
2014-08-27T11:01:31-03:00