Respostas

A melhor resposta!
2014-08-27T14:44:15-03:00
Quadrado da idade = x²
quintuplo da idade = 5x
x² - 5x = 84
x² - 5x - 84 = 0
a = 1
b = -5
c = -84

Δ = b² - 4. a .c
Δ = -5² - 4. 1 . -84
Δ = 25 - (-336)
Δ = 25 + 336
Δ = 361
equacao = -b +/- √Δ / 2 .a
5 +/- √361 / 2

5 + 19 / 2 = 12
5 - 19 / 2 = -7
como a idade nao pode ser negativa ,
a idade sera = 12
raizes da equacao = 12 e - 7
como a idade nao pode ser negativa,
 a idade = 12
1 5 1
vc tem como calcular direito
como assim?
fazer os calculos sem os nome direto
vou editar a resposta
mais vc vai fazer outra ?
2014-08-27T14:44:59-03:00
Idade de Juliana: x 
o quadrado da idade: x² 
o quintuplo da idade: 5x 

x² - 5x = 84 

x² - 5x - 84 = 0 

a = 1 
b = -5 
c = -84 
Báskara: 

x = ( - b ± √ Δ ) / 2a , onde 

Δ = b² - 4ac 

então: 
Δ = (-5)² - 4 . 1 . (-84) = 25 + 336 = 361 

assim, 
x = ( 5 ± √ 369 ) / 2 

x = ( 5 ± 19 ) / 2 

x = 12 
(desprezando x = -7, porque idade não pode ser negativa) 
A idade de Julliana  é 12 anos