Respostas

2014-08-27T15:16:43-03:00
As múmias são cadáveres que são embalsamados por algumas sociedades que acreditam no retorno ao corpo de uma entidade entendida analogamente a um espírito. Tal processo, chamado de mumificação, tem como fim de preservar o corpo para a recepção do "espírito".

Ritos especiais e embalsamamento preparavam os heróis para a vida após a morte, transformando-os em múmias. Uma das obrigações da vida futura era defender lugares sagrados. Caso ladrões ou outros pecadores perturbassem seu descanso, as múmias levantariam e destruiriam os inimigos.

As múmias mais conhecidas são as egípicias.Os antigos egípcios tinham o costume de embalsamar os seus faraós. Todos os órgãos eram retirados e os cadáveres eram enrolados em uma espécie de pano. As múmias ficavam nas chamadas pirâmides, que eram construções na forma de triângulos. Os faraós eram enterradas com todos os seus bens. Os povos maias também embalsamavam seus mortos pois tinham a mesma crença dos egípcios, a de ressurreição. As múmias de chinchorro no deserto do Atacama, atual norte do Chile e sul do Peru na América latina, recentemente datadas em 7000 a. C., portanto são as múmias mais antigas, com mais 2000 anos que as egipcias.