Pf, me ajudem...
A soma de dois números inteiros é 51... Achar esses números sabendo que un deles é igual ao dobro do outro.


A soma de três números inteiros é 130. Achar esses números sabendo que o segundo número é igual ao triplo do primeiro o terceiro é igual ao dobro do segundo.



A soma de dois números inteiros é 46. Achar esses números sabendo que um excede o outro de 8 unidades.

2

Respostas

2014-08-27T15:40:58-03:00
1 - 17 + 34
2 - 13, 39 e 98
3 -  19 e 27
3 4 3
17 + (2x17) = 17 + 34 = 51
13 + (3x13) + (2x39) = 13+39+78 = 130
27 + (27-8) = 27 + 19 = 46
Muito obrigada, bjs e até a próxima!
de nada, ate mais
A melhor resposta!
2014-08-27T15:44:19-03:00
X + y = 51
x = 2y
2y + y = 51 ⇒3y = 51 ⇒ y = 51/3
x = 2.51/3 ⇒102/3

x + y + z = 130
y = 3x
z = 2y
x + y + 2y = 130 ⇒ x + 3y = 130, para y = 3x
x + 3.3x = 130 ⇒ 10x = 130 ⇒ x = 13
logo: y = 3.13 ⇒ 39 e z = 2.39 ⇒ 78

x + y = 46
x + 8 = y

{x + y = 46
{x - y = -8  somando

2x = 38 ⇒ x = 19
x + 8 = y ⇒ 19 + 8 = y ⇒ 27

1 5 1