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2014-08-27T17:58:46-03:00
 Cálcio: Ferro: Selênio: Magnésio: Cobre:  Potássio: Manganês:  Silício: Fósforo: Iodo:
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2014-08-27T17:59:55-03:00
CÁLCIO: Importante constituinte dos ossos e dentes. Atua na coagulação sanguínea, na contração muscular e no funcionamento dos nervos. Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo. Principais Fontes de Cálcio: Queijo, iogurte, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, gergelim e castanha de caju.
FERRO: O ferro é importante para o organismo porque é um dos componentes da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias, sendo de fundamental importância para a respiração celular. Indispensável na formação do sangue, atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo. Principais Fontes de Ferro: Fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes, frutas secas e azeitona.
SELÊNIO:  A falta do selênio causa dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, além de manchas brancas nas unhas. O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres. Assim atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares. Principais Fontes de Selênio: Carnes, moluscos, fígado, castanha do para, amêndoas e nozes, azeitona e cebola.Fósforo: Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular. Junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo. Principais Fontes de Fósforo: Carnes, miúdos, aves, peixes, ovos, leguminosas, queijo, cereais integrais.
.MAGNESIO: Constituinte de muitas coenzimas e essencial para o funcionamento normal dos nervos e músculos. Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular. Principais Fontes de Magnésio: Frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, agrião, espinafre, cebola, tomate e mel.Cobre: Participa da produção de hemoglobina, na formação da melanina (pigmento que dá cor à pele), e compõe muitas enzimas da respiração celular.