ALTERNATIVASFORMACAO SOCIOCULTURAL E ETICA

Ditaduras existem ainda, são muitas. E usam de mecanismos torpes para manter o poder. Aqui um relato de quem vive em uma delas:No último dia 3, ele participava, dentro do câmpus, de uma reunião para listar propostas econômicas para o governo. As conclusões seriam expostas em faixas durante uma manifestação.De repente, 200 paramilitares chavistas invadiram a universidade e correram no encalço dos que estavam no evento, batendo em quem pudessem alcançar.Cinquenta deles lincharam José a pauladas. "Eu não podia nem gritar. Senti que ia desmaiar a qualquer momento", diz. Os algozes gritavam que ele estava apanhando por convocar passeatas. Alguns estudantes tiveram as roupas arrancadas enquanto eram espancados.José foi levado por amigos ao hospital universitário. No corredor, soube que civis armados haviam estado ali procurando por ele. Ficou com tanto medo que fugiu antes de receber alta. "Os protestos não são um pretexto para derrubar Maduro. O que desejamos é que o governo se responsabilize pelo povo", diz José.Ricardo Settihttp://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/venezuela-para-quem-ainda-acha-que-nao-exist...Na citação acima notamos a prática da repressão. Ela pode ser considerada uma das formas de manutenção do poder. Como podemos entender esta ação com base nas aulas que tivemos?
Alternativas:
1-Há uma ação de representatividade da maioria expressa na repressão militar. Ela é acionada quando uma minoria tende a insistir em desrespeitar a vontade social e impor seus interesses privados sobre a sociedade. Este é o tema principal da citação acima.
2-O uso da força constantemente pode levar ao desgaste do poder instalado. Governos não conseguem sobreviver por um longo tempo sem um mecanismo de repressão constante.
3-O texto apresenta um problema crônico para o poder. A irresponsabilidade dos estudantes universitários, via de regra a fatia da população que mais se envolve em atos de violência.
4-No texto há uma demonstração clara do ato de vandalismo promovido pelos estudantes. Nele se percebe que a repressão foi usada exclusivamente para promover a ordem e garantir a proteção da maioria da sociedade

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-29T15:34:55-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Acho que é a alternativa I

3 5 3
Eu tinha colocado a I também.
I - Há uma ação de representatividade da maioria expressa na repressão militar. Ela é acionada quando uma minoria tende a insistir em desrespeitar a vontade social e impor seus interesses privados sobre a sociedade. Este é o tema principal da citação acima.