Respostas

A melhor resposta!
2014-08-27T21:22:49-03:00
2014-08-27T21:25:49-03:00
Como não conhecemos o número, basta chamá-lo de x. Sendo assim, a metade de x (x/2) somado com 8 é igual a treze. Equacionando:
 \frac{x}{2} + 8 = 13 (M.M.C.)
 \frac{x.1}{2} +  \frac{8.2}{2}  =  \frac{13.2}{2}  \\ x + 16 = 26 \\ x = 26 - 16 \\ x = 10
Portanto, esse número é 10.

Obs: Para ter certeza você pode refazer o enunciado substituindo o valor por 10.
A metade de 10 (5), somado com 8 (5 + 8) é igual a 13 (5 + 8 = 13). Portanto o valor está correto.