Um bloco de madeira de 2 kg está suspenso do teto por um fio de massa desprezível. Uma arma dispara um projétil de 15 g, e este atinge o bloco com uma velocidade de 740 m/s e fica encravado no mesmo. Considerando o sistema formado pelo projétil e o bloco, o que está certo?
I. A energia mecânica do sistema imediatamente anterior ao choque é maior do que a energia mecânica do sistema imediatamente posterior ao choque.
II. A quantidade de movimento do sistema imediatamente anterior ao choque é igual à quantidade de movimento do sistema imediatamente posterior ao choque.
III. A energia cinética do sistema imediatamente anterior ao choque é igual à energia cinética do sistema imediatamente posterior ao choque.
IV. O aumento na quantidade de movimento do bloco é igual à diminuição da quantidade de movimento do projétil.

2

Respostas

2014-08-27T21:44:15-03:00
Eo número 1 porque a força do projétil e muito grande mas quando se choca ela perde uma parte dessa força
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-28T11:05:15-03:00
L - Correta. A energia mecânica do sistema anterior e posterior é a mesma.Só que posteriormente, uma parte dessa energia é dissipada e transformada em calor.

ll - Correto.  Tanto a quantidade de movimento quanto  a energia do ''sistema'' se conservam.

lll - Errado . A energia cinética do sistema muda, porém, a energia mecânica do sistema é a mesma.

lV -Errado. Segundo a fórmula : Q=F.t .. O aumento da quantidade de movimento do bloco está associado a força aplicado pelo projétil sobre ele.E com a diminuição da quantidade de movimento do projétil , quem faria essa força com que o bloco precisa , seria ele mesmo. Então não é viável.

2 5 2