Respostas

  • Usuário do Brainly
2015-01-17T21:02:09-02:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
As monções determinam um tipo de clima muito comum na ásia, principalmente na Índia e Paquistão, onde este mecanismo age com maior intensidade, provocando chuvas torrenciais ou seca prolongada. Funciona como um processo parecido com a brisas marítimas, só que em maior escala, pois envolve massas de ar. No verão, os países atingidos pelo regime de monções sofrem com chuvas fortes, enquanto no inverno passam por duras secas.

Acontece o seguinte: As massas de ar tendem sempre a sair de uma zona de alta pressão para uma zona de baixa pressão, elas se deslocam naturalmente. Assim, no verão, a parte continental esquenta muito rápido, enquanto a parte oceânica lentamente. Por isso, como o continente fica mais quente, o ar tende a ficar com baixa pressão e assim provoca o deslocamento das massas de ar oceânicas para o continente. Como elas vêm do oceano, são frias e úmidas, provocando fortes chuvas.

Já no inverno, a terra esquenta rápido, mas esfria rápido também, enquanto a água demora a esquentar, mas também demora a esfriar, pois retém calor. Com isso, a porção oceânica fica mais quente e por isso se torna uma área de baixa pressão. Isso faz com que as massas de ar do continente (úmidas e frias) voltem para a porção oceânica, provocando a estação seca no continente.

Bem, este é o regime de monções. No verão, chamamos de "monção marítima" ou "monção de verão", enquanto no inverno chamamos de "monção continental" ou de "inverno".

Já a Ásia de monções são o conjunto de países banhados por dois oceanos: Índico e Pacífico e que fazem parte do clima de monções descrito acima.
1 5 1