1) Quais as vantagens da adoção das práticas de Contabilidade internacional IFRS noBrasil?

2) A padronização de normas contábeis contribui para o fortalecimento do mercado decapitais do nosso país?

3) Qual a finalidade o objetivo do CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis?

4) Quais entidades fazem parte do Comitê de Pronunciamentos Contábeis?

1

Respostas

2014-08-28T15:15:11-03:00
1) O alinhamento das práticas brasileiras às práticas internacionais afim de se mitigar todo e qualquer ajuste que se faça necessário quando da divulgação internacional das demonstrações contábeis de empresas brasileiras.

2) Não vejo relação. O mercado de capitais conta com legislação modelo para assegurar sua liquidez. A adequação das normas contábeis traria, sim, reflexos positivos para a divulgação de informações deste mercado de alto grau de complexidade.

3) O estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais

4)
Membros integrantes do CPC:
ABRASCA;APIMEC NACIONAL;BOVESPA;Conselho Federal de Contabilidade;FIPECAFI; eIBRACON.Banco Central do Brasil;Comissão de Valores Mobiliários (CVM);Secretaria da Receita Federal;Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).