Uma das causas das enchentes é o acúmulo de lixo nos bueiros. O que a população poderia fazer para impedir que isso ocorra? Quais os danos que uma enchente pode causar?

2
A população deveria ter mais educação e não jogar lixo nas ruas, nos ambientes, pois os danos que os lixos causam devido o acúmulo nos bueiros são devido a chuva arrastá-los e consequentemente causando enchentes..etc..
ops: os danos que uma chuva pode causar são alagamentos nas cidades, destruição de casas...

Respostas

2014-08-28T11:22:42-03:00
As enchentes são calamidades naturais ou não, que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Podem ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas.Em áreas rurais ocorre com menos freqüência pois o solo, bem como a vegetação, se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força, não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, máquinas ou outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural.A interferência humana ocorre em vários estágios, começando pela fundação de cidades nos limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros, responsáveis pela evacuação das águas. Ainda podem ocorrer pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que, com a força das águas, são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.Como se percebe, as enchentes, na maioria das vezes, ocorrem como conseqüência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca pode-se destacar:O abandono dos lares inundados,A perda de materiais, objetos e móveis inundados ou arrastados pela água,A contaminação da água por produtos tóxicos,A contaminação da água com agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase entre outras.A contaminação de alimentos pelos mesmos agentes patológicos acima citados.Além das atividades já citadas, que colaboram com as formações de enchentes, também devemos nos lembrar que as áreas urbanas são mais propícias às enchentes porque o solo dessas regiões são impedidos pelos asfaltos de absorver a água e também pela falta de vegetação ou pouca vegetação que deixa de contribuir com a sucção da água.Para impedir a continuação das enchentes, e que inúmeras famílias percam seus patrimônios, pode-se construir barragens e reservatórios em áreas de maior risco, bueiros e diques espalhados pela cidade com sua abertura protegida, impedindo a entrada de lixos. A conscientização da população para que não deposite lixo nas vias públicas é imprescindível.O lixo jogado nas ruas também contribui para os alagamentos, porque entope os bueiros e faz os córregos transbordarem.Quando isso acontece, as pessoas correm maior risco de pegar doenças, já que as águas sobem e carregam esses detritos para ruas e casas, junto com urina de ratos (que provoca uma doença grave chamada leptospirose). Nessas águas estão também os esgotos não canalizados, que em muitas cidades do Brasil são despejados a céu aberto nos córregos, sem nenhum tratamento.                                                                                                          
1 1 1
queria resumidamente pq é para escrever e isso é só uma questão
A população deveria ter mais educação e não jogar lixo nas ruas, nos ambientes, pois os danos que os lixos causam devido o acúmulo nos bueiros são devido a chuva arrastá-los e consequentemente causando enchentes..etc..
obrigado glacilene
ops: os danos que uma chuva pode causar são alagamentos nas cidades, destruição de casas...
A melhor resposta!
2014-08-28T11:31:05-03:00
01-Procure não jogar lixo da rua, mesmo quando não existem lixeiras por perto é indicado colocar o resíduo em algum compartimento para depois eliminar quando chegar à sua casa ou na lixeira próxima.02-Eduque as crianças desde cedo explicando as consequências que o ato pode causar para a sociedade. Outra dica do gênero está em colocar no destino correto, conforme as regras da coleta seletiva. Quando chove não é difícil notar as imagens de garrafas PET junto às barragens, aos bueiros e rios.03-Faça a instalação de lixeiras na frente da própria residência para evitar com que animais remexam o lixo, ou mesmo que a água da chuva arraste os resíduos de modo direto aos bueiros, por consequência nos rios e córregos.O intupimento dos bueiros pode causar vàrias doenças por causa do lixo. Alto risco de contaminação, que expõe a população a inùmeras doenças, e o aumento de incidentes como afogamentos, lesões corporais e choques elètronicos etc.....
2 5 2