Respostas

2014-08-28T13:34:33-03:00
O efeito estufa é um fenômeno natural da Terra e importante para que haja vida na terra. O aquecimento global é um fenômeno do aumento climática da temperatura de Terra que também acontece por efeitos naturais, mas que o ser humano também interfere fazendo com que o aumento de temperatura seja acima do considerado o normal.
2014-08-28T13:41:52-03:00
Os raios do Sol atravessam facilmente a atmosfera e aquecem o planeta. Parte desse calor atravessa a atmosfera no sentido contrário e escapa para o espaço. Porém, uma porcentagem do calor refletido não consegue escapar, pois é absorvida por certos gases da atmosfera, como gás carbônico e metano. O calor reabsorvido pela atmosfera é chamado efeito estufa.

A partir da década de 1930 a indústria começou a usar um novo grupo de gases que parecia ser um grande achado: eles não eram inflamáveis, nem tóxicos, nem corrosivos.

Chamados de clorofluorcabonetos (CFC's), passaram a ser usados em frascos e inseticidas, desodorantes e outros produtos. Ao escapar das embalagens e  aparelhos danificados ou descartados, esses gases passaram a se espalhar pela atmosfera e chegaram á estratosfera. Na estratosfera, sob o efeito dos raios ultravioleta, os CFC's  destroem o ozônio, transformando-o em gás oxigênio; Formaram-se assim os famosos buracos na camada de ozônio e o aquecimento global.

Com esses buracos, foi possível a maior passagem de raios solares, incluindo o raio ultravioleta, o perigo, está no calor em excesso, fazendo aumentar os desertos e fazendo derreter o gelo que existem nos polos, consequentemente aumentando o nível dos oceanos.

Espero ter ajudado!