Respostas

A melhor resposta!
2014-08-29T20:52:40-03:00
Oi Nuno.

Período: A República Oligárquica ocorreu entre os anos de 1894 a 1930. 

Características: Uma das questões mais importantes da República Oligárquica foi a eclosão de vários movimentos sociais, tanto no campo quanto na cidade. Reflexos de uma estrutura social caracterizada pela concentração de renda e pela injustiça, esses movimentos desafiaram as autoridades, deixando claro que os grupos sociais brasileiros não poderiam ser reconhecidos pela passividade e pelo conformismo.
O Brasil, também enfrentou transformações econômicas, lutas, inserção de novos conceitos políticos e até divisões entre os setores condutores da nação.

Regiões: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Santa Catarina.

Como se desenvolveu: Após o encerramento da República da Espada, a sociedade brasileira exerceu, pela primeira vez, o direito de voto para a Presidência da República, elegendo Prudente de Morais, representante dos cafeicultores do Sudeste. Apesar da instabilidade do país nos primeiros anos da República, nota-se uma lenta solidez do novo regime, fruto de uma organização política que garantiu os interesses do grupos oligárquicos da sociedade. Criando assim a República Oligárquica.

Como acabou: A República Oligárquica encerra-se no final do século XIX, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder em 1930.
2 5 2