Respostas

A melhor resposta!
2014-08-28T17:09:52-03:00
Vou
u mostrar uma forma muito simples de calcular a porcentagem
Esse blog anda meio abandonado, eu estava fazendo um estudo para um post em outro blog meu(preferido), e percebi que algumas pessoas tem essa dúvida de como calcular porcentagem.

Na escola a gente aprende uma fórmula, aquela serve para nos preparar para cálculos mais complexos e para nos fazer pensar e melhorar a concentração. Aquela fórmula não lembro mais, mas sempre que quero calcular porcentagem uso apenas multiplicação.

É algo bem fácil e que funciona, mas existem algumas coisas que não podem ser feitas e outras que devem ser observadas. Talvez as 'fórmulas' aplicadas aqui só funcionem para porcentagens menores de 100%

Vamos usar como exemplo os juros de cartão de crédito, que, se caso você atrasar vão lhe custar o olho da cara.

Os juros de cartão de crédito podem chegar a 16% sendo assim, digamos que minha fatura atrasada é de 200 reais, a continha seria essa:

200 × 0.16 = 32

resultado da porcentagem é 32
O valor do juro que iria pagar é 32 reais, provavelmente viria somado na fatura do próximo mês.

Para saber o resultado, o valor foi multiplicado pelo percentual, mas, como o percentual é menor de 100% eu acrescento um ponto antes dele, isso é bom para fazer usando calculadora e o sinal de = para obter o resultado, e não usando o sinal de % Também facilita um pouco para contas no lápis, até porque muitas calculadoras tem o sinal de porcentagem, então, por que não usá-lo, mas da maneira correta. O resultado é a porcentagem, aí, se você tem que somar ou diminuir depende do seu caso.

Se a porcentagem é menor de 10 precisaria um zero antes do valor, veja o calculo usando 2%

200 × 0.02 = 4

Existem umas regrinhas, você não pode usar pontos no primeiro valor, ou seja, 2 mil seria apenas 2000 e também não o fiz usando vírgulas, mas sei que no caso da porcentagem não se aplica, não para esse tipo de conta acima.

Uma maneira ainda mais fácil, que para fazer algumas contas a lápis ou uso até mesmo de cabeça(quando a porcentagem termina em 0, 10% 20% etc) é o seguinte, se o juro é de 4%

200 × 4 = 800

Aí ainda é necessário dividir o resultado por 100 No caso acima resultaria em 8, para quem gosta de matemática, certamente sabedividir um número por 100 sem fazer conta, mas esse post já se prolongou muito para explicar isso...

Conta completa

200 × 4 = 800
800 ÷ 100 = 8

Talvez os cartões de crédito não cheguem a 16%, mas, alguns, em época de crise aumentam os juros e chegam a 15,99% e a grande maioria não baixa de 11,99%

E, no governo do Lula foi criada uma lei que impedia comerciantes de dar descontos para quem pagar a vista em dinheiro, isso tudo me parece que é para incentivar o uso dos cartões, mesmo que deixe as pessoas mais descuidadas endividadas pelos juros abusivos dos cartões.

Os valores de 200,00 que usei para calcular a porcentagem é apenas um exemplo, até porque, quem tem cartão e receber só isso na sua fatura está de parabéns, ou parcelou a dívida :-( No parcelamento da dívida os juros podem baixar um pouco, mas, são vários meses pagando eles, as vezes é o único jeito para sair do endividamento, você pode perder um pouco, de qualquer forma o banco ganha, por esse motivo operadoras de cartões pagam bem por aquelas propagandas bonitas que fazem ele parecer sua salvação.Saber qual a porcentagem de juro cobradaPara confundir um pouco, vamos supor que o banco me envie apenas quanto de juro eu paguei e não diz o porcentagem que eles cobraram, eu faria o seguinte:

Sei que 32 reais me 'surupiaram'.
Sei que gastei 200 reais

Como saber quanto é juro?

32 ÷ 200 = 0.16


Mas, o juro não é 0.16, para chegar a ele deve pegar o resultado acima e multiplicar por 100, o que mostraria os 16% de juro.

32 ÷ 200 = 0.16
0.16 × 100 = 16

Acho que era isso, não sou matemático, mas conta simples sei fazer, e por os pontos nos Is estou aprendendo ainda, rs
2 5 2
mas como posso fazer conta de porcentagem ao lapis.
e sò multipicar por 100
conseguiu
2014-08-28T17:11:22-03:00
Uma forma mais fácil, vai sempre pelo 10%! Você sabe 10% de qualquer número.
Exemplo:

5000 = 10% = 500
1000 = 10% = 100
480   = 10% = 48

não tem erro! 
Ai você tendo a base do 10%, voce consegue fazer a conta.

50,00 - 10% 
10% de 50 é 5!

50 - 5 = 45!

780 - 2,5% = 

10% de 780 é 78.
5 % de 780 é 78/2 = 3, ja sabemos que 39 é 5% de 780.
Para descobrir 2.5% é so dividir 39/2 = 19,5.

780 - 19,5 (2,5%) = 760,5
Uma forma mais fácil, vai sempre pelo 10%! Você sabe 10% de qualquer número.
a palavra porcentagem significa (dividir por 100) sempre que tiver o denominador que se100 vc lê como 10/100 .ou seja dez por cento . agora se for com números decimais e sempre que tiver 2 casa depois da virgula ex 12,89(doze inteiros e oitenta e nove centésimos)espero ter te ajudado bjs!!!