O Estado, instituição fundamental para a organização da política e da vida em sociedade. Foi organizado sob diversos regimes, monarquias, oligarquias e repúblicas. Os fatores que geraram a formação dos Estados nacionais em sua origem estão associados a alguns elementos discutidos em nossas aulas. São eles:


(Julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente)


1. Os monarcas que formaram o Estado nacional assumiram o poder pela tirania. Se impuseram sobre os demais elementos sociais pela força exclusivamente.


2. O interesse econômico forjado pela ascensão da classe burguesa na Europa. A propagação da prática mercantil fez da classe mercadora um importante agente econômico com influência sobre o poder.


3. A subordinação da nobreza feudal ao poder do rei. O monarca submeteu os campos feudais à sua autoridade. Esta conquista foi militar, jurídica e administrativa.


4. A associação do poder monárquico com a Igreja Católica foi fundamental para o reconhecimento da autoridade do Estado nacional em vários países europeus. No Brasil a associação entre Igreja e Estado não existiu.

1

Respostas

  • lab
  • Ambicioso
2014-08-29T08:48:57-03:00
Acho que é 2 e 3 porque a monarquia tinha o poder mas não pela repressão..
fui pela resposta II - 2-3-4, a 4 digo porque no brasil realmente não existiu associação entre igreja e estado
estou em duvida agora.....
mas teve sim, influencia da igreja desde sua colonização.....?