Respostas

2016-09-08T16:06:28-03:00
O trajeto que a água faz em um Porífero é o seguinte, sempre entra pelos poros e sai pelo ósculo, que é aquela abertura em cima dela. Como se sabe, existem três tipos de poríferos considerando suas estruturas, do mais simples ao mais complexo: Ascon, Sicon e Leucon. 

O trajeto da água no áscon: 
meio externo > poros > espongiocela > ósculo > meio externo 

O trajeto da água no sicon: 
meio externo > canais aferentes > poros > canais radiais > espongiocela > ósculo > meio externo. 

O trajeto da água no lêucon: 
meio externo > canais aferentes > câmaras vibrateis > canais eferentes > espongiocela > osculo > meio externo 

Lembre-se, sempre: entra pelos poros, saem pelo ósculo. 

Organização do corpo dos poríferos 

O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador'). 
Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é então distribuído para as demais células do animal. Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular. 

Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.
7 4 7