Respostas

2013-08-18T12:35:26-03:00
Os hidrocarbonetos  são representados por átomos de carbono e de hidrogênio, para identifica-los é só perceber se na cadeia existe some esses átomos.
A melhor resposta!
2013-08-18T12:35:50-03:00
Acho que você quis dizer fórmula geral e não fórmula mínima ....

CnH2n+2

Alcanos
Alcanos - são hidrocarbonetos saturados de cadeia aberta

CnH2n

Alcenos e ciclanos
Alcenos - são hidrocarbonetos insaturados por uma dupla com a cadeia aberta
Ciclanos - são hidrocarbonetos saturados de cadeia fechada

CnH2n-2

Alcinos, Alcadienos e ciclenos
Alcinos - são hidrocarbonetos insaturados por uma tripla com a cadeia aberta
Alcadienos - são hidrocarbonetos insaturados por duas duplas com a cadeia aberta
Ciclenos - são hidrocarbonetos insaturados por uma dupla coma cadeia fechada

Essas são as principais classes de alcanos

existem ainda
alcadiinos (duas triplas)
alceninos (uma dupla e uma tripla)
e assim por diante
1 5 1