Respostas

2014-08-28T23:57:11-03:00
Cultura de massa é um movimento no qual grande quantidade de indivíduos distintos vai perdendo a espontaneidade, a capacidade de ação, de usar as palavras para comunicar entre si, e passa a comportar-se sem discutir, passivamente, de tal forma que o conjunto resulta numa massa homogeneizada. O indivíduo que integra uma massa não age mais, apenas reage de forma padronizada a estímulos externos. Estas reações são chamadas comportamentos. A rigor, um homem comportado tornou-se mera matéria de massa. 

A cultura de massa vem atuando sobre os agrupamentos humanos desde milênios, mas ganhou força com o surgimento de outros movimentos como o capitalismo industrial, a urbanização, as tecnologias das comunicações, etc. que facilitaram a massificação do homem a partir da Idade Moderna. É por essa razão que enfatizamos a moderna e a contemporânea culturas de massa. Um interessante estudo sobre massas modernas pode ser encontrado no livro Massa e poder (1960), de Elias Canetti. 

A moderna cultura de massa contribuiu para o surgimento da sociedade de massa. O próprio termo sociedade já seria, segundo H. Arendt, um tipo de agrupamento humano adequado à ação da cultura de massa, pois ele provém de societas, que designa agrupamentos humanos em que a vida pública é tratada como se fosse a vida privada de uma grande família. Esse caráter misto a diferencia de outros agrupamentos como a polis, por seu caráter exclusivamente público que, por sua vez se distingue da família, por ser uma esfera exclusivamente privada. Para dar força ao movimento de massificação, a sociedade de massa equaciona a confusão entre as esferas pública e privada na seguinte fórmula: Todos devemos expor uniformemente nossa intimidade porque somos uma única família.