Respostas

A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-29T16:22:15-03:00
Triângulo
3 lados, não tem diagonais
veja
d=n(n-3)/2
d=3(3-3)/2=3.0/2=0

Quadrilátero
4 lados
d=n(n-3)/2
d=4(4-3)/2=4.1/2=4/2=2
2 diagonais

Pentágono
5 lados
d=n(n-3)/2
d=5(5-3)/2=5.2/2=10/2=5
5 diagonais

Hexágono
6 lados
d=n(n-3)/2
d=6(6-3)/2=6.3/2=18/2=9
9 diagonais

2 5 2
  • Usuário do Brainly
2014-08-29T17:14:40-03:00
O número de diagonais de um polígono de n lados é d=\dfrac{n(n-3)}{2}.

Assim, um triângulo não possui diagonais, pois \dfrac{3(3-3)}{2}=0.

Do mesmo modo, um quadrilátero tem \dfrac{4(4-3)}{2}=2 diagonais.

Já o pentágono, polígono de 5 lados, possui \dfrac{5(5-3)}{2}=5 diagonais.

Por último, o hexágono tem \dfrac{6(6-3)}{2}=9 diagonais.