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2014-08-29T22:18:03-03:00
 As folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo. O repolho é um vegetal da mesma família da couve. Possui cor verde e é composto de várias folhas sobrepostas em formato arredondado. É um alimento rico em fibras, porém seu consumo pode causar flatulências e, em algumas pessoas, dores abdominais. Existem cinco tipos de repolho: roxo, liso, crespo, chinês e o repolho-de-bruxelas. Contém poucas calorias (apenas 18 por 100 gramas). É consumido cru (cortado em tiras) ou refogado. Embora encontrado em todos os meses do ano, o período de safra ocorre entre os meses de setembro a novembro. Possui boa quantidade de vitamina C e sais minerais (potássio, cálcio e fósforo).
O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. Seu grande poder — lembra-se? — é o de afastar o risco de infarto. O repolho branco, desbotadinho, não contém essas substâncias. O branco contribui com uma pitada a mais de vitamina A, aquela que previne males como a catarata. Homens precisam de 900 microgramas e mulheres, de 700. Aposte no roxo e dê uma força ao sistema imune. Ele contém mais vitamina C. A recomendação diária é de 90 miligramas para homens e 75 para mulheres. O repolho branco tem mais ácido fólico, uma vitamina que ajuda a diminuir o risco do câncer. O selênio, nutriente que ajuda a manter a pele saudável, aparece mais no repolho roxo. A dose diária para homens e mulheres é de 55 microgramas. O repolho branco tem mais potássio, um mineral que fortalece os músculos. A recomendação diária é de 2 mil miligramas por dia para ambos os sexos. O roxo tem o dobro de fósforo, essencial para os ossos. Homens e mulheres precisam de 700 miligramas diários.