Um recipiente de metal, com x kg de massa, desliza inicialmente vazio sobre uma superfície horizontal, com velocidade V = 10 m/s. Começa a chover verticalmente e, após certo tempo, a chuva para. Depois da chuva, o recipiente contém 1,0 kg de água e move-se com velocidade V' = 20/3 m/s. Desprezando-se o atrito, quanto vale x?
a. 1,0 kg / b. 1,5 kg / c. 3,0 kg / d. 2,5 kg /e. 2,0 kg

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-29T20:15:36-03:00
Admitindo que há uma proporcionalidade entre o peso do recipiente e a velocidade que ele se desloca:
Vi . mi = Vf . mf
Onde:
vi = velocidade inicial
mi = massa inicial 
vf = velocidade final
mf = massa final

10 . x = 20/3 (x + 1)
10x = (20x + 20)/3
30x = 20x + 20
30x - 20x = 20
10x = 20
x = 20/10
x = 2kg
1 5 1
2014-08-29T20:17:12-03:00
Utilizando conservação da quantidade de movimento: Quantidade de mov.(inicial)=Quantidade de movi.(final) =>massa(inicial)xVelocidade(inicial)=massa(final)xVelocidade(final)=>10y=(y+1)x(20/3)=>10y=(20y+20)/3=>30y=20y+20=>10y=20=>y=2
1 5 1