1) Faça a análise mórfica dos elementos em destaque nas palavras a seguir.a- velhA:______________________b- legaliDADE:__________________c- PERDeu:____________________4- organizARÁ:________________d- testemunhA:____________________e- ESburacAR:_____________________f- roupARIA:_______________________g- Ilegível:__________________________h- DESfazer:_____________________________i- meninA:______________________________

2) O elemento mórfico “-a” não é desinência de gênero, que marca o feminino, em:
a) tristonha; b) mestra; c) telefonema; d) perdedoras; e) coelha.

3) Assinale a opção em que nem todas as palavras possuem o mesmo radical:a) noite, anoitecer, noitada;
b) luz, luzeiro, alumiar;
c) incrível, crente, crer;
d) festa, festeiro, festejar;
e) riqueza, ricaço, enriquecer.

4) A série em que os vocábulos enumerados se relacionam porque provêm da mesma raiz é:a) florescer, flandres, florear;
b) pousada, aposentado, cômodo;
c) reger; regulamento; regra;
d) corte; percurso; correr;
e) angústia; ângulo; anjo.

5) Vocábulo onde existe desinência de gênero:a) segredo;
b) curiosidade;
c) força;
d) verbo;
e) alheia.

2

Respostas

2014-08-30T02:12:25-03:00
1.
a) desinência de gênero
b) derivação sufixo
c) radical
d) desinência modo temporal
e) derivação parassintética
f) desinência modo temporal
g) derivação prefixal e sufixal
h) derivação prefixal
i) desinência de gênero
2. item c
3. item b
4. item c
5. item e
A melhor resposta!
2014-08-30T10:36:46-03:00
1-a) desinência de gênero feminino
b) derivação sufixal (sufixo)
c) radical
d) derivação sufixal (sufixo)
e) derivação parassintética
f) derivação sufixal (sufixo)
g) derivação prefixal (prefixo)
h) derivação prefixal (prefixo)
i) desinência de gênero feminino

2- C - telefonema
3- C- incrível,crente,crer
4- C- reger,regulamento,regra
5- E- alheia

1 5 1