Uma empresa de montagem de computadores possui um custo unitário de produção de R$ 810,00 e pretende
que esse valor represente 72% do preço de venda ao lojista. O lojista, por sua vez, deseja que o valor pago ao
fabricante represente 75% do que custará ao consumidor final. Qual preço o computador custará ao consumidor final?

a) R$ 1 550,00 b) R$ 1 500,00 c) R$ 1 450,00 d) R$ 1 400,00 e) R$ 1 350,00

2

Respostas

2014-08-30T11:25:02-03:00
Temos que aplicar regra de 3 duas vezes

72% está para 810
100% está para x
72x=810×100
72x= 81000
x= 81000/72
x= 1125

1125 será o valor vendido ao lojista... mas o logista quer que esse valor seja apenas 75% do valor que será o preço do produto... logo outra regra de 3

75% está para 1125
100% está para y

75y= 1125×100
75y= 112500
y= 112500/75
y= 1500
onde y é o preço de venda ao consumidor final. logo alternativa B
1 5 1
A melhor resposta!
  • Usuário do Brainly
2014-08-31T06:42:48-03:00
Seja l o preço pago pelo lojista.

Assim, 72~\%\cdot l=810~~\Rightarrow~~l=\dfrac{810}{0,72}=1~125.

Seja f o preço final. 

Deste modo, 75\%\cdot f=1~125~~\Rightarrow~~f=\dfrac{1~125}{0,75}=1~500

\text{Alternativa B}
2 5 2