Respostas

2014-08-30T14:47:59-03:00

São peculiares, eucariontes e heterotróficos (grego hetero = outro, diferente; grego trophé = nutrição). Suas células não possuem parede celular.Como são heterotróficos dependem, para sua nutrição, de outros seres vivos.A maioria dos animais é capaz de se locomover. As espécies que não se locomovem são aquáticas e recebem os alimentos trazidos pela água.A maioria dos animais possui sistema nervoso e é capaz de reagir rapidamente a estímulos.A reprodução geralmente é sexuada (com troca de gametas).Os animais dos filos citados na tabela 1 não possuem coluna vertebral, por isso são chamados de Invertebrados. Além desses filos, existe o filo dos Cordados. Os representantes desse filo possuem, durante a vida embrionária, três características: notocorda (eixo esquelético), fendas branquias (perfurações ao lado da faringe) e tubo nervoso dorsal (participa da formação do sistema nervoso). O filo dos cordados divide-se em 4 subfilos, dos quais veremos apenas o subfilo dos Vertebrados (tabela 2).Tabela 1: Os invertebradosFilo Classes Representantes Características 1. Poríferos Calcários Hexactinélidas Demospôngias Esponjas calcárias Esponjas de vidro Esponjas de banho Aquáticos Apresentam pontos na parede do corpo. Embora pluricelulares, não formam tecidos 2. Celenterados Hidrozoários Cifozoários Astozoários Hidra e obélia Águas-vivas Corais e anêmonas Aquáticos, formam tecidos, mas não formam órgãos. Possuem cnidoblastos 3. Platelmintos Turbelários Trematódeos Cestóides Planária Esquistossomo Cestóideo Vermes de corpo achatado dorsoventralmente. De vida livre e parasitas 4. Nematoda Nematódeos Lombriga, ancilóstomo Vermes de corpo cilíndrico. De vida livre e parasitas 5. Anelídeos Oligoquetos Poliquetos Hirudíneos Minhocas Nereis Sanguessugas Vermes anelados. Vida livre em solos úmidos, água doce ou salgada. 6. Artrópodos Insetos Moscas, barbeiros, borboletas Corpo com cabeça, tórax e abdômen. Um par de antenas e três pares de patas. Crustáceos Camarões, siris, caranguejos Corpo com cefalotórax e abdômen. Dois pares de antenas e vários pares de patas. Maioria marinho Aracnídeos Aranhas, escorpiões e carrapatos Corpo com cefalotórax e abdômen. Não possuem antenas. Quatro pares de patas Quilópodos Centopéias e lacraias Anelados, um par de patas por anel e com um par de antenas. Diplópodos Piolho-de-cobra Anelados, com dois pares de patas por anel 7. Moluscos Gastrópodos Pelecípodos Cefalópodos Caramujos Ostras e mariscos Lulas e polvos Animais de corpo mole, geralmente com concha calcária. Marinhos, de água doce e terrestre. 8. Equinodermos Asteróides Ofiuróides Equinóides Holoturóides Crinóides Estrelas-do-mar Ofiúro Ouriço-do-mar Pepino-do-mar Lírio-do-mar Exclusivamente marinhos. Espinhos na superfície do corpo. Esqueleto interno formado por placas calcárias. Tabela 2: Os vertebradosSubfilo Classes Representantes Características Vertebrados Peixes cartilaginosos  
  
  
 Peixes ósseos 
Tubarão, cação, raia, quimera.  
  
  
  
  
 Cavalo-marinho, bagre, dourado, cavalinha. 
Esqueleto cartilaginoso. Pecilotérmicos. Marinhos e dulcículas  
  
  
 Esqueleto ósseo. Pecilotérmicos. Marinhos e dulcículas. 
Anfíbios Sapos, rãs, pererecas. Na fase larval são aquáticos e, quando adultos, terrestres. Pecilotérmicos. Répteis Cobra, jacaré, tartaruga. Andar rastejante. Pecilotérmicos. Escamas ou placas córneas, adaptados ao ambiente terrestre. Aves Ema, pingüim, tuiuiú, canário. Capazes de voar. Dípedes. Homeotermos. Possuem bicos e penas. Mamíferos Baleia, golfinho, morcego, homem, cachorro, vaca. Tetrápodos. Possuem pêlos e glândulas mamárias. Homeotermos.  Espero que tenha ajudado!
2014-08-30T15:12:46-03:00
Não se deslocam de um lugar para outro, com tecidos parcialmente diferenciados, porém sem músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos e são capazes de se regenerar até se transformarem em uma nova esponja.