Galera me ajuda aí...!
Bom dia, minhas cem pombinhas, disse o gavião a um bando de avizinhas que passavam. Cem pombas não somos nós, disse uma delas. Para sermos cem é necessário outro tanto de nós, mais metade de nós, mais a quarta parte de nós, e contigo, gavião, cem aves seremos nós. Há no bando:

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-08-30T14:48:13-03:00
Oi Valdo,

Seja x o número de pombas:
Para sermos cem é necessário outro tanto de nós (x+x) mais metade de nós (x/2) mais a quarta parte de nós (x/4) mais o gavião (+1). Então:
2x +x/2 +x/4 +1 = 100
(8x+2x+x+4)/4 = 100
(11x+4)/4 = 100
11x +4 = 400
11x = 396
x = 396/11
x = 36

Portanto há 36 pombas no bando.

Bons estudos!
1 5 1
2014-08-30T16:19:29-03:00
Vamos chamar a quantidade inicial de x, lembrando que outro tanto significa o dobro. Portanto temos:

x+x+(x/2)+(x/4)+1=100
2x+(2x/4)+(x/4)=100-1
2x+(3x/4)=99
(8x/4)+(3x/4)=99
(11x/4)=99
11x=99.4
11x=396
x=396/11
x=36 pombas.